O monitoramento de redes sociais é uma das vertentes relacionadas ao marketing digital que mais se desenvolveram nos últimos anos. E a principal razão disso deve-se ao alcance e à importância que as mídias sociais ganharam quando o assunto é o posicionamento de marca e o relacionamento com o cliente.
De acordo com uma pesquisa sobre varejo, realizada pela PricewaterhouseCoopers (PwC) Brasil e divulgada no ano passado, 77% dos consumidores entrevistados revelaram que as informações, sejam elas comentários de amigos ou postagens nos perfis das empresas, que são obtidas por meio das redes sociais impactam diretamente em suas decisões de compra. Ainda de acordo com o levantamento, 43% das pessoas consultadas afirmaram que usam essas mídias para descobrir marcas e pesquisar feedbacks a respeito de um negócio, enquanto 39% seguem suas lojas favoritas nesses canais.
Entre as redes sociais mais utilizadas, o Facebook aparece na liderança do ranking de menções dos entrevistados, com 79%. Em seguida, aparecem Google Plus (47%), YouTube (39%), Twitter (17%) e Instagram (14%). Esses dados são uma amostra da influência que esses canais possuem e do quanto os consumidores consideram importante consultá-los no momento de realizar a compra de um produto ou contratar um serviço.
Portanto, fazer o monitoramento de mídias sociais é essencial para os negócios que desejam obter vantagem competitiva no mercado. Porque, além de conseguir identificar rapidamente o que as pessoas estão falando sobre a empresa nos mais diferentes canais de comunicação da web, o monitoramento também é capaz de promover a interação em tempo real. Juntas, essas duas frentes de atuação permitem acompanhar e facilitar a criação de planos que têm como intuito melhorar o engajamento com o cliente, promover a marca na internet e fazer com que ela se torne reconhecida por oferecer bons produtos/serviços e atendimento de qualidade.
E ao contrário do que se pode imaginar, colocar em prática esse trabalho de monitoramento de redes sociais nas pequenas empresas é uma tarefa tão importante quanto é para as grandes organizações. Ao realizar o acompanhamento online contínuo, é possível ter acesso a informações essenciais para entender como as pessoas enxergam o negócio e qual é o engajamento entre público e empresa. Além disso, os relatórios gerados a partir desse monitoramento permitem que o empreendedor tenha insights para conseguir aprimorar cada vez mais o seu negócio.
Apesar de ser algo imprescindível para uma estratégia de comunicação e relacionamento acertada, o monitoramento de mídias sociais voltado para micro e pequenas empresas precisa estar de acordo com a realidade desses negócios. Ou seja, os recursos destinados precisam, de fato, ser bem alocados para que os resultados sejam alcançados. Conheça a seguir como funciona esse trabalho e quais são as principais ferramentas disponíveis no mercado para as pequenas empresas.
As etapas do monitoramento
O monitoramento de redes sociais voltado para micro e pequenas empresas pode ser dividido em duas etapas, que são: o monitoramento reativo e o proativo. O primeiro, considerado mais básico e inicial, busca garantir um atendimento de qualidade aos clientes, evitar possíveis crises e conferir feedback do trabalho realizado pela empresa. O segundo, um pouco mais avançado, visa aumentar a exposição da marca, atrair novos visitantes e possíveis clientes, além de auxiliar em pesquisas de mercado e inteligência competitiva. Confira mais aspectos relacionados a cada uma das etapas para a realização de um trabalho eficiente.
Monitoramento reativo
Ao monitorar o nome da empresa, de produtos e serviços oferecidos e também dos perfis oficiais nas redes sociais, é possível entender a situação do negócio a partir da perspectiva do cliente. Ouvir o que eles falam sobre a marca, se ela agrada ou não ao público, torna-se valioso para o empreendedor que deseja aprimorar o relacionamento da empresa com as pessoas, uma vez feedbacks espontâneos são sempre relevantes para qualquer negócio de sucesso no mercado.
Além disso, esse tipo de monitoramento permite responder dúvidas, resolver problemas e interagir de forma muito próxima ao cliente através das redes sociais. Nesse sentido, é preciso estar sempre atento à forma como as respostas são dadas e como é feita a interação junto ao usuário, pois o tratamento educado e cordial é um ponto muito valorizado nesse tipo de comunicação.
Monitoramento proativo
Como essa etapa é considerada um plus, ou seja, uma atividade adicional a fim de incrementar a ação de monitoramento, ela tem como foco entender melhor o mercado no qual a empresa está inserida e como os principais concorrentes se comportam nesse cenário. É possível ainda saber quais termos relacionados ao negócio são mais buscados e a partir disso identificar possíveis novos clientes e pessoas que são influentes em determinados nichos de atuação.
Essa etapa do monitoramento permite também descobrir novas oportunidades de negócio e ampliar a oferta de produtos e serviços da empresa, além de permitir que o empreendedor consiga se manter atualizado em relação às novas demandas e tendências do mercado.
Ferramentas de monitoramento
Para que todo esse trabalho possa ser colocado em prática, é necessário contar com o auxílio de ferramentas específicas, destinadas ao monitoramento de redes sociais. Conheça as principais soluções indicadas para micro e pequenas empresas.
Google Alerts
O Google Alerts é uma ferramenta de monitoramento gratuita que envia avisos por email sempre que há uma menção ao nome da marca ou a algum termo específico na internet. Usada para monitorar qualquer interação online, essa ferramenta é ideal para facilitar o controle dos resultados.
Hootsuite
Disponível em duas versões (gratuita e paga), o Hootsuite é ideal para as pessoas que desejam centralizar todo o trabalho de monitoramento em um mesmo lugar, uma vez que essa ferramenta gerencia todas as ações de marketing realizadas em redes sociais através de um painel de controle único. Entre as funcionalidades que estão disponíveis na versão gratuita, estão: gerenciamento de até três perfis de redes sociais, monitoramento do aumento do número de seguidores, quais conteúdos repercutem junto aos seguidores e agendamento de postagens.
Scup
O Scup é uma ferramenta brasileira configurada e adaptada de acordo com as necessidades existentes no mercado nacional. Além disso, o suporte completamente em português faz com que ela seja amplamente utilizada pelos profissionais brasileiros. Disponível apenas em versão paga e com teste grátis por sete dias, essa solução permite realizar monitoramentos das redes sociais, salvar buscas, gerar e exportar relatórios para o Excel, além de publicar e agendar postagens de conteúdos que serão veiculados nessas contas.
E então, pronto para começar o trabalho de monitoramento das redes sociais do seu negócio? Esperamos que esse conteúdo consiga auxiliá-lo nessa tarefa importante e que gere impactos positivos para a sua empresa.