A internet trouxe consigo não apenas mais facilidade de acesso às informações. Hoje, há também diversas oportunidades para empreender na internet.
No entanto, para ser bem-sucedido, é preciso planejamento e uma gestão otimizada e voltada para o mercado.
Neste artigo, confira 9 ferramentas e soluções que podem ajudá-lo nisso. Acompanhe.
1. Loja online
Cada vez mais o cliente terá o perfil omnichannel. Isso quer dizer que ele não verá diferença entre on e offline. Assim, se ele tem a possibilidade de comprar e interagir com marcas no mundo físico, ele irá esperar isso também no digital. Por isso, ter uma loja online é uma boa alternativa para empreender na internet.
2. E-mail corporativo com domínio próprio
Ter um e-mail corporativo com domínio próprio contribui para gerar confiança e credibilidade ao seu negócio — algo fundamental para quem vai empreender na internet. Além disso, esse tipo de endereço é mais bem aceito pelos servidores, que, por vezes, classificam as mensagens em massa enviadas de provedores comuns, como spam.
3. E-mail marketing
Empreender na internet envolve nutrir constantemente seus clientes com informações, conforme seu estágio no funil de vendas. Para isso, o e-mail marketing é um grande aliado, permitindo o envio de mensagens segmentadas e a um custo muito acessível.
Para quem está iniciando, o MailChimp oferece esse serviço gratuitamente, facilitando a criação, o envio e a análise de campanhas de e-mail marketing.
4. Blog
O blog é uma das ferramentas mais importantes para construir presença e autoridade na internet. Ele ajuda a atrair público qualificado para seu negócio e a manter laços mais duradouros com seus clientes, possibilitando, a longo prazo, incremento de vendas e maior reconhecimento de marca.
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5. Web Analytics
Acompanhar a performance de seus canais online, detectando o que está dando certo e o que pode melhorar é essencial para empreender na internet e ser bem-sucedido.
Por meio dessas análises, é possível acompanhar o desempenho de seu canal na internet, incluindo número de visitantes, origem do tráfego, novos visitantes, etc. Entre as soluções de Web Analytics, uma das mais utilizadas é o Google Analytics.
6. Redes sociais
Conforme pesquisa da We Are Social e Hootsuite para o Digital in 2018 Global Overview, o brasileiro passa, em média, três horas e 39 minutos por dia nas redes sociais. E os usuários não utilizam esse tempo apenas para relacionamentos pessoais.
De acordo com dados da pesquisa encomendada pelo Meio & Mensagem realizada pelo app MeSeems, 99% dos usuários do Facebook afirmam que leem as postagens que empresas fazem nessa rede social e 68% afirmam que acessam esse canal para descobrir novos produtos.
Portanto, para quem vai empreender na internet, ser social é crucial. Redes como o Facebook, o Instagram e o LinkedIn (sobretudo para negócios B2B) podem ajudá-lo a conquistar resultados valiosos.
7. Vídeos
No universo digital, o vídeo vem conquistando cada vez mais espaço, sobretudo junto às novas gerações. Conforme estimativa do Google, metade das pessoas, antes de visitar um estabelecimento, procuram vídeos sobre produto ou serviço desejando. E uma das plataformas mais utilizadas para isso é o YouTube.
8. Reuniões e videoconferências remotas
O tempo é um ativo cada vez mais valioso. E perdê-lo em deslocamentos que poderiam ser evitados não é algo produtivo. Ainda mais para quem vai empreender na internet, que é um canal sem barreiras geográficas.
Sendo assim, ferramentas para reuniões e videoconferências remotas podem ajudar a otimizar bastante sua rotina e a reduzir as despesas com deslocamentos em até 30%, de acordo com matéria divulgada no portal do Jornal Estadão.
9. Computação na nuvem
Quem vai empreender na internet deve ter facilidade para acessar dados e documentos de seu negócio, esteja na sede da empresa ou não. Por isso, soluções de computação na nuvem são cada vez mais utilizadas.
Extra: como aplicar tudo isso de modo mais prático para empreender na internet?
Como vimos, há diversas ferramentas úteis que podem ajudá-lo a criar e a gerenciar um negócio de sucesso. No entanto, buscá-las e administrá-las sem complicação ou perda de tempo pode mostrar-se desafiador.
Pensando nisso, existem empresas que oferecem pacotes incluindo diversas soluções, como a criação facilitada de seu site, desenvolvimento de sua loja virtual, domínio personalizado de e-mail, entre outras.
Lembre-se: a internet é sinônimo de agilidade, praticidade e inovação. O seu negócio também deverá ser. Por isso, busque ferramentas e soluções que potencializem sua gestão e seus resultados.
E então, o que achou dessas ferramentas para quem vai empreender na internet? Para continuar aprendendo sobre o tema, confira por que é tão importante sua empresa ter presença digital.