Precisando de ajuda e dicas de como realizar controle de estoque? Muitas empresas enfrentam dificuldades diariamente para manter o estoque organizado e manter uma boa lucratividade para o negócio.
No entanto, a busca por otimização de processos relacionados à gestão de estoque é constante. Por isso, o post de hoje traz algumas dicas importantes que vão garantir maior controle quando se trata das suas mercadorias. Continue lendo e confira todas elas!
Dicas de como realizar controle de estoque nas empresas
1. Conheça os métodos de organização
A primeira dica de como realizar controle de estoque é conhecer as diferentes formas que você pode utilizar na sua empresa para tornar o fluxo mais eficiente. Dentre as mais comuns, estão:
- PEPS (Primeiro a entrar, primeiro a sair): nesse método, os produtos são organizados conforme a ordem de entrada. Ou seja, os que estão no estoque há mais tempo têm prioridade de saída.
- UEPS (Último a entrar, primeiro a sair): aqui, os produtos mais recentes saem primeiro e o cálculo é feito com base no valor do último lote para definir o preço de venda.
- MPM (Média ponderada): como o nome sugere, é feito um cálculo do custo médio dos produtos disponíveis a partir da soma das compras e da divisão total do estoque.
2. Faça a contabilização do inventário
Saber a quantidade de cada produto em estoque é fundamental. Assim, você consegue conhecer, de fato, os investimentos parados e fazer um bom processo de gestão. A partir disso, é possível ter uma ideia da quebra de estoque e evitar prejuízos.
3. Realize controles periódicos
Outra dica de como realizar controle de estoque de forma eficiente é verificar a organização dele por meio de ciclos de verificação para os diversos produtos. Isso ajuda a encontrar desvios, identificar falhas operacionais e verificar se o estoque está alinhado com o inventário.
4. Use o histórico de movimentação para planejar as compras
Basear-se apenas no volume atual do estoque para fazer o seu reabastecimento pode causar prejuízos. Afinal, alguns produtos saem mais ou menos conforme a época. Sendo assim, avalie os históricos de movimentação antes de fazer as compras.
5. Conte com fornecedores de confiança
Além do preço e da qualidade da mercadoria, os fornecedores devem ser ágeis, para atender a sua empresa quando for preciso. Portanto, negocie e faça parcerias com empresas flexíveis e que não vão te deixar na mão.
Leia também: COMO TER CONTROLE FINANCEIRO DA SUA EMPRESA?
6. Garanta rigidez no controle
Assegurar que a entrada e saída de produtos seja feita de forma rígida é uma das principais dicas de como realizar controle de estoque. Os registros de movimentação de mercadoria jamais devem ser deixados para depois. E todos os colaboradores precisam estar cientes disso.
7. Faça queima de estoque quando necessário
Dependendo do tipo de produto com o qual a empresa trabalha, é comum que alguns itens fiquem parados no estoque, ocupando espaço. Quando isso acontecer, a sugestão é fazer uma queima de estoque para abrir espaço para produtos que têm maior saída.
8. Tenha uma equipe experiente e organizada
Os profissionais responsáveis por controlar o estoque devem ser de confiança, experientes e organizados. Isso porque, caso eles não cuidem bem do cadastro de mercadorias, movimentação e outros detalhes, a empresa corre o risco de ter que lidar com desvios e quebras de estoque.
9. Utilize um software de controle
A última dica de como realizar controle de estoque está ligada à tecnologia. Assim como ela nos auxilia em diversas tarefas, um software de gestão pode fazer toda a diferença para o estoque da sua empresa. Por ser intuitivo e online, mais do que automatizar o processo, o uso do sistema de gestão oferece a ajuda necessária para controlar não só o estoque, mas também outras rotinas do negócio.
Quer saber mais sobre como funciona o sistema de gestão financeira? Clique aqui e entenda como ele pode ajudar a sua empresa a organizar processos e controlar as finanças!