A Transformação Digital não traz somente desafios. Na maioria das vezes, o uso de facilidades como as ferramentas gratuitas podem ajudar bastante a melhorar a produtividade da sua empresa.
Existe hoje no mercado uma série de softwares que podem ajudar as MPEs na administração, nas ações de marketing e em demais setores da empresa. As versões gratuitas dessas ferramentas costumam apresentar funcionalidades que podem ser interessantes para o pequeno empreendedor; não só para a administração do negócio quanto na relação com o cliente. A maioria delas também oferece uma versão paga, que pode ser válida quando seu negócio começar a crescer.
Conheça, agora, 8 ferramentas gratuitas que podem ajudar no gerenciamento de processos e setores específicos da sua micro ou pequena empresa.
Comunicação
1. Skype
Além de ser uma alternativa com melhor conexão que o WhatsApp, o Skype permite que sejam feitas conferências e chamadas de vídeo com mais qualidade e menos instabilidade. O software pode ser utilizado tanto em notebooks quanto em smartphones, permitindo também o envio de mensagens pelo chat.
2. Slack
O Slack é uma rede de comunicação que oferece a possibilidade de envio de documentos, além de permitir a comunicação por texto, mensagem ou vídeo. Nela, podem ser criados diferentes grupos que também viabilizam a comunicação direta entre os usuários de forma privada.
Gerenciamento
3. Evernote
Para quem precisa guardar ideias, pequenos textos ou informações em um lugar que possa ser acessado de qualquer dispositivo, o Evernote pode ser a solução. Com o armazenamento dos dados na nuvem, ele permite até mesmo salvar pequenos vídeos. Com interface fácil e design prático, o Evernote possibilita o compartilhamento desses arquivos facilmente em outras ferramentas.
4. Trello
Um dos queridinhos entre os gerenciadores, o Trello ajuda empreendedores a controlar projetos e prazos, além de organizar o fluxo de trabalho entre os funcionários. Os quadros e informações podem ser compartilhados entre os usuários. A ferramenta é gratuita, mas outras funcionalidades podem ser desbloqueadas com o pagamento.
Leia também: GUIA DE GESTÃO PARA MPES
Marketing
5. WordPress
Para os empreendedores que investem em marketing de conteúdo, o WordPress é indispensável. Além de possibilitar o gerenciamento das publicações, ele também possui plugins que ajudam no posicionamento do seu conteúdo na página de buscadores, como o Google, por exemplo.
6. Canva
O Canva é uma das ferramentas gratuitas mais eficientes para a área de marketing das empresas. Ela permite que sejam criados desde banners, cardápios, apresentações até designs para e-mails e cartões de visita. A ferramenta tem um design moderno e profissional, sendo possível compartilhar suas produções diretamente nas redes sociais.
Financeiro
7. Zero Paper
Um software para o gerenciamento e controle financeiro, o Zero Paper é voltado especialmente para pequenos empreendedores. Ele permite controlar todo o fluxo financeiro da empresa de forma bem simples.
8. Calculadora Sebrae
Esta calculadora demonstra o quanto foi pago de imposto sobre a venda de cada produto ou serviço. Essencial para saber os custos da sua empresa.
E, então, o que achou das nossas dicas de ferramentas gratuitas para utilizar em MPEs? Sua empresa já usa alguma delas? Conte para a gente nos comentários!