Saber como vender o seu produto ou serviço é o primeiro passo para desenvolver um negócio de sucesso. Não importa se os números estão satisfatórios ou abaixo do esperado, vender mais é sempre importante, independentemente do cenário.
De fato, de acordo com as estatísticas de um estudo divulgado pela HubSpot, 71% das empresas afirmam que vender mais é prioridade em seus negócios.
Pensando nisso, neste artigo, apresentaremos algumas dicas estratégicas de como vender mais e melhor. Acompanhe a seguir.
8 dicas para vender mais
1. Conheça seu público-alvo e defina bem o seu mercado
Você só vai conseguir vender mais quando souber exatamente qual é o seu mercado de atuação e quem é o seu potencial cliente. Defina minuciosamente com quais produtos/serviços você irá trabalhar, analise os concorrentes e crie uma marca competitiva.
Para customizar esforços e gerar leads de forma efetiva, crie uma persona, ou seja, uma representação fictícia de um cliente real, considerando sua idade, renda, objetivos e o máximo de informações que você conseguir captar. Dessa forma, ficará mais fácil criar estratégias assertivas e segmentadas para seu público em potencial.
Leia também: 6 DICAS DE GESTÃO IMPORTANTES PARA EMPREENDEDORES DE PRIMEIRA VIAGEM
2. Saiba avaliar as oportunidades
Concentre os seus esforços em oportunidades que possuem chances reais de darem certo e que gerem resultados. Por vezes, o empreendedor iniciante foca seus esforços e se apega a uma ideia, mesmo que ela não seja uma necessidade do mercado, o que dificulta bastante o processo de vendas.
3. Exclua os clientes sem fit
Dispensar clientes pode parecer contraditório quando o assunto é vender mais, porém, muitas vezes, acabamos sendo procurados por clientes errados, isto é, sem fit com nosso produto ou serviço. Isso consome tempo e esforços que poderiam ser empregados junto a clientes dispostos a fecharem negócio.
4. Tenha um time qualificado
A diferença começa de dentro para fora. Por isso, sua equipe precisa realmente ser formada por profissionais qualificados e que acreditem em seu negócio. O clima do departamento também precisa ser bom, as pessoas devem se unir e se ajudar. Quando um vendedor apoia o outro, toda a equipe cresce junto.
5. Tenha um diferencial
Qualquer empresa é capaz de prometer o melhor produto, a entrega mais rápida ou o menor preço, mas será que na prática realmente ela possui esses atributos? Lembre-se de que a questão não é o que você faz melhor do que seus concorrentes, mas sim o que você faz de diferente de todo mundo. Dizer que é melhor todos dizem; é preciso, de fato, sê-lo!
6. Seja confiável e tenha uma boa reputação
Quando as pessoas pensam em fechar um negócio, elas buscam por empresas e pessoas que passem credibilidade e que sejam especialistas em seu mercado de atuação. Se um consumidor jogar o nome da sua empresa no Google, o que ele vai encontrar?
Preocupe-se com o pós-vendas, esclareça as dúvidas e reclamações dos clientes, tenha páginas sempre atualizadas, crie um blog com artigos interessantes para ajudar os consumidores. Em suma, posicione-se como uma marca confiável.
7. Conte com a ajuda de ferramentas de automação
Muitas ferramentas podem ajudá-lo a otimizar processos e automatizar tarefas que levam muito tempo para serem realizadas no dia a dia. Entenda suas reais necessidades e contrate aquela que mais se encaixe com as suas demandas.
Implementar um CRM, por exemplo, no processo de vendas, além de aumentar o controle comercial, melhora a produtividade e a eficiência do vendedor.
8. Ouça mais o seu cliente
É claro que a ideia é fazer com que o consumidor conclua que nosso produto ou serviço atende a sua necessidade, mas, além disso, é preciso sempre ouvir o que o cliente tem a dizer. A opinião dos consumidores pode ajudá-lo a corrigir erros e a agregar valor ao negócio.
Para outras dicas sobre como qualificar seu negócio, leia também o nosso artigo sobre o desenvolvimento do empreendedorismo na era digital.