6 Tendências de Planejamento Urbano até 2050

Escrito por humanos

Mais da metade da população mundial vive em cidades em busca de desenvolvimento e melhor qualidade de vida

  • Em 1950,  apenas 30% da população vivia em cidades
  • Desde 2015, 70% da população vive em cidades
  • A tendência atual em direção à urbanização irá criar um aumento impressionante de 2,8 bilhões de pessoas na população urbana até 2050.

Os principais motivos são: melhores condições de vida, educação, cuidados médicos e cultura.

O processo de urbanização levará cidades a desenvolver soluções tecnológicas a partir de suas capacidades, necessidades e objetivos.

Será necessária uma nova visão para o planejamento e uso dos espaços urbanos.

O Fórum Econômico Mundial (WEF, em Inglês) fez um relatório que reconhece 10 práticas que se tornaram tendências urbanas no mundo. Destacamos 6 delas, confira:

1 – “WaterNet”: Internet de tubos

Em 2030, a demanda por água será 40% maior que a oferta, enquanto a perda por meio de vazamentos será de 25% a 30% do volume total.  A gestão eficiente da água se dará por meio  de monitoramento de dutos a fim de detectar fugas, inundações e obter melhor aproveitamento de águas pluviais

2 – Arborismo e meio ambiente

Áreas verdes são prioridade para muitas cidades. Projetos que visam unificar o ambiente e a mobilidade urbana estão em constante desenvolvimento.

3 – Nova geração de mobilidade urbana

Saem os carros privados e entram os meios de transporte amigáveis ao ambiente (como a bicicleta e o transporte público). Com isso, é preciso melhorar infraestrutura para aumentar os deslocamentos sustentáveis.

4 – 3 Co’s-geração aquecimento e refrigeração

“Trigeração”: utilizar o excesso de calor para fornecer o aquecimento ou refrigeração e melhorar a eficiência energética. Por exemplo: usar o excesso de calor para aquecer ou refrigerar um edifício.

5 – Cidade Compartilhada

Caronas e compartilhamento de quartos para viajantes são práticas que estão se tornando comuns. Elas refletem que, lentamente e de maneira cidadã, a economia muda de sua característica linear a uma forma circular, ou seja, de partilha.

6 – Postes de rua inteligentes como plataformas urbanas


Novas tecnologias, como sensores, que ao serem instalados, apresentam relatórios sobre a atividade sísmica, a poluição do ar, clima e tráfego e acendem apenas com a indicação de presença.

Fontes:

https://www.weforum.org/reports/top-ten-urban-innovations

https://www.weforum.org/communities/global-agenda-council-on-the-future-of-cities/

http://www.urban-hub.com/pt-br/ideas/urbanizacao-tendencias-desafios-o-caminho-a-seguir/

empresas

Avalie este post

Deixe um comentário