O comportamento de compra dos consumidores mudou para sempre com a expansão do comércio online. Tanto que poucas são as empresas que hoje não possuem uma loja virtual. Com o aumento no faturamento do setor de e-commerce, ficar de fora pode ser um grande erro.
Entretanto, ter uma loja virtual não basta para ter sucesso nas vendas. Você precisa conhecer as melhores práticas para potencializar o seu e-commerce e se destacar dos concorrentes.
Quer saber como? Confira abaixo 6 dicas para impulsionar o seu negócio de uma vez por todas!
1. Capriche no design do e-commerce
Você já ouviu dizer que a primeira impressão é a que fica? Ela também vale para o seu e-commerce. Além de ter a cara da sua marca, o design precisa ser responsivo, ou seja, deve funcionar bem tanto no computador quanto nos dispositivos móveis.
Isso porque boa parte das pessoas faz compras por meio de smartphones. Se o site for pesado, demorar para carregar, a interação com o cliente fica comprometida e o risco de ele desistir da compra é grande.
2. Tire proveito do marketing digital
Para que o seu e-commerce tenha um bom volume de vendas, é preciso usar as estratégias de marketing digital. Com elas, fica muito mais fácil aumentar a conversão de leads e dar um gás na loja virtual.
Esse trabalho envolve usar as diferentes redes sociais e canais de comunicação, ferramentas como o Google Adwords e produção de conteúdo. Acredite, pois os esforços vão surtir resultados.
3. Use SEO a seu favor
SEO é a abreviação para Search Engine Optimization, que nada mais é do que uma técnica para otimizar as suas páginas na internet. A ideia é fazer o seu e-commerce, site ou blog aparecer nos primeiros resultados das buscas no Google.
Isso é possível por meio do uso de palavras-chave, termos geralmente usados pelas pessoas quando estão buscando algo que a sua empresa tem para oferecer. Ou seja, ajuda a marca e o usuário ao mesmo tempo.
Leia também: JÁ PENSOU EM ABRIR UM E-COMMERCE PARA SUA MPE?
4. Ofereça várias formas de pagamento
Ninguém quer ter dor de cabeça na hora de pagar uma compra, certo? Portanto, facilite a vida dos seus clientes e ofereça diferentes formas de pagamento. Eles devem conseguir finalizar as compras sem dificuldades.
Aqui também é importante usar soluções que garantam não só a comodidade, mas também a segurança e a transparência. Afinal, estes são detalhes que fazem toda a diferença para a experiência do cliente.
5. Atente-se à logística
As lojas virtuais mudaram para sempre a forma das pessoas de consumir. Com apenas alguns cliques, podemos receber um produto na porta de casa. Mas melhor ainda é fazer compras em um e-commerce com entrega eficiente.
Você deve sempre deixar bem claras as informações sobre o prazo de entrega. No entanto, quanto mais ágil ela for mais satisfeito o consumidor fica. Fique sabendo que este é um dos critérios mais importantes nas avaliações das lojas virtuais.
6. Faça um ótimo atendimento
O atendimento costuma ser uma das maiores reclamações de quem faz compras online. Afinal, fazer o pedido do produto é simples, mas nem tanto quando algum problema acontece no meio do caminho.
Por isso, você precisa garantir que os clientes sejam bem atendidos. Diferentes canais e atendentes devem estar disponíveis e preparados para encontrar as melhores soluções para os problemas que surgirem.
Ainda em dúvida sobre investir em um e-commerce? Clique aqui e descubra qual tipo de loja é a melhor opção para a sua empresa!