A Transformação Digital trouxe com toda a sua bagagem revolucionária uma preocupação para os empreendedores: a necessidade por soluções que absorvam e armazenem qualitativamente o volume imenso e intenso de dados virtuais. E é aí que entra a hiperconvergência para o preenchimento dessa lacuna corporativa.
Afinal, com tanta transformação acontecendo, muitas empresas se viram em um cabo de guerra entre a gestão operacional, a infraestrutura para acomodar o seu data center e os custos operacionais. Dessa forma, evidenciando a necessidade de acertar em cheio na tomada de decisão.
Nós consideramos o investimento em hiperconvergência uma dessas decisões 100% acertadas! O mercado em geral também: uma pesquisa recente — intitulada Forrester Total Economic Impact Study — destaca que, até o ano de 2019, esse segmento pode movimentar cerca de US$ 5 bilhões.
Quer entender a razão para tanto alarde sobre essa estrutura de TI, que faz uso combinado e estratégico de rede, computação e armazenamento de dados?
Neste post, nós reunimos cinco motivos para a sua empresa investir agora mesmo em hiperconvergência. Acompanhe!
1. Aumenta a segurança dos dados e sistemas
Nos data centers convencionais, a implementação de um ambiente seguro é complexa. O mesmo não ocorre em uma solução de hiperconvergência, que já conta com esse modelo desde a sua aplicação. Algo que faz parte do seu conceito.
Como resultado, o tempo de implementação é menor, os ajustes são imediatos e o seu investimento em hiperconvergência começa a se pagar em curto prazo.
2. Proporciona mais economia para a sua empresa
Acabaram-se as infraestruturas quilométricas e recheadas com toneladas de equipamentos: a hiperconvergência é um modelo mais econômico, fisicamente e que agrega muita economia.
Por exemplo: a solução tem boa parte da sua estrutura concentrada no software — similar a um provedor de nuvem público — e não no hardware. Isso minimiza o investimento e permite que você faça as aquisições posteriores de acordo com a sua demanda e oportunidades.
3. Cria ganhos em automação
Com uma comunicação unificada, a solução de hiperconvergência é mais simples, porém mais completa também. Isso porque a própria tecnologia já lida com as atividades de armazenamento e de processamento ao mesmo tempo.
Tudo de maneira automatizada, previamente programado para valorizar ainda mais o seu negócio. Algo que, consequentemente, abstrai da equipe de TI essas responsabilidades, ou seja, a equipe pode ganhar tempo livre para se dedicar a outras tarefas.
4. A hiperconvergência ajuda a melhorar o desempenho
A integração que esse tipo de tecnologia permite, torna a empresa mais produtiva com um desempenho aprimorado e com os imprevistos minimizados.
Além disso, a hiperconvergência melhora o desempenho porque:
- cargas de trabalho — igual ao hardware — podem ser usadas em um só “pool” sem que isso interfira no desempenho delas;
- dispositivos de armazenamento SSD/NVMe, entre outros, podem ser usados, o que torna o seu sistema mais apto a suportar cargas de trabalho intensas.
Isso tudo com um modelo tecnológico de fácil gerenciamento. É uma etapa evolutiva – sem dúvidas – para quem está em busca de uma solução completa para a sua área de TI.
Leia também: HIPERCONVERGÊNCIA: SAIBA TUDO SOBRE
5. Expansibilidade linear
Por fim, se você vinha buscando motivos para investir em hiperconvergência, aí está o motivo que brevemente estamos citando ao longo do artigo: a facilidade com a qual você expande o seu negócio de acordo com o momento.
Você adiciona sistemas complementares com a simplicidade de adicionar um nó no cluster. Uma integração rápida, eficaz e que não interfere com o desempenho geral do sistema.
Notou como a hiperconvergência tem a capacidade de resolver boa parte das suas demandas? O que você achou do conteúdo de hoje? Compartilhe a sua opinião conosco nos comentários abaixo! Se você está à procura de soluções de armazenamento flexíveis e personalizáveis que disponibilizam total segurança para as suas informações, agende uma visita aqui com um dos nossos consultores!