5 estratégias de vendas para implementar em sua empresa

Escrito por humanos

O uso de estratégias de venda é fundamental para impulsionar os resultados de qualquer negócio. Mais do que contar com ótimos vendedores, as empresas precisam utilizar modelos eficientes para conquistar mais em menos tempo.

Mas como isso é possível? Conheça abaixo alguns modelos que podem ajudar a sua empresa a chegar ainda mais longe, conquistar mais clientes e aumentar as vendas.

As 5 melhores estratégias de venda para a sua empresa

1. Outbound

As vendas Outbound são um modelo visto como mais tradicional e voltado sobretudo para os meios off-line. Por demandar investimentos significativos e bastante trabalho para chegar ao cliente, funciona de maneira mais complexa. O relacionamento se dá por meio do contato direto por telefone, e-mail, entre outros.

Por isso, é uma das estratégias de venda mais utilizadas para os produtos feitos para um público mais específico. Embora as vendas Outbound sejam um tanto convencionais para os dias de hoje, elas podem trazer ótimos retornos por conseguir atingir públicos que as outras metodologias não alcançam.

2. Inbound

Já o Inbound está ligado ao universo on-line e funciona como um importante elo entre as vendas e o marketing. Um dos objetivos dessa metodologia é interagir com compradores em potencial por meio de conteúdos criados pelo marketing.

Aos poucos, esses potenciais clientes passam pelos diferentes estágios da jornada do consumidor. A ideia é ajudá-lo a identificar um problema, mostrar que há soluções e só assim explicar os motivos pelos quais o seu produto ou serviço é a melhor escolha.

3. Inside Sales

O modelo Inside Sales é mais uma das estratégias de venda para você conhecer. Embora ele nos remeta ao tradicional telemarketing, bastante rejeitado pelos consumidores, trata-se de algo diferente. Em vez de uma única ligação, este modelo demanda várias reuniões remotas por conta da complexidade de certas soluções.

Além disso, o vendedor deve estar bem preparado e ter um alto nível de conhecimento sobre o que está vendendo. Tais características fazem com que este modelo seja mais utilizado pelas empresas B2B e produtos B2C mais complexos.

4. SPIN Selling

SPIN é a abreviação para Situação, Problema, Implicação e Necessidade. Esta metodologia foi pensada para funcionar como um guia para as perguntas que devem ser feitas em um processo comercial para impulsionar as vendas.

Afinal, fazer as perguntas certeiras faz toda a diferença para o cliente perceber sozinho que tem um problema e que a sua empresa oferece a solução perfeita. Ao mesmo tempo, os vendedores devem mostrar que a empresa é referência no assunto, auxiliando o cliente na tomada de decisão.

5. SNAP Selling

Já o SNAP Selling é uma das estratégias de venda mais recomendadas para os produtos e serviços mais simples e que oferecem uma solução fácil de ser adotada. Isso porque ele acelera o processo de venda por meio de apresentações concisas.

Os rápidos resultados são vistos como um dos maiores benefícios do SNAP Selling, o que também ajuda a empresa a reagir às mudanças do mercado sem grandes prejuízos. Entretanto, para diminuir as chances de perder a fidelidade do cliente, os vendedores devem ser altamente capacitados e mostrar que estão sempre disponíveis.

Como você deve ter percebido, a escolha da estratégia ideal vai depender do que a sua empresa comercializa. Além de avaliar o nível de complexidade dos produtos, é preciso analisar se os clientes potenciais conhecem os problemas que possuem, se estão em busca de soluções ou se nem sabem por onde começar.

Por mais que as vendas no meio tradicional possam funcionar, manter uma estratégia de vendas pela internet tem se tornado crucial para alavancar vendas. 

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