Abrir uma loja, seja um e-commerce ou em um ponto estratégico da sua cidade, é uma alternativa promissora para empreender. Entretanto, existe uma série de aspectos a serem considerados antes mesmo da abertura da loja. O empreendedor deve estar capacitado e saber como administrar processos, pessoas e vendas. Em um mercado cada vez mais competitivo, conhecer ações aplicáveis para impulsionar seu negócio faz toda a diferença. Confira algumas dicas:
1 – Tenha um posicionamento claro
O que o seu estabelecimento oferece? Preços baixos? Variedade? Qual é exatamente o consumidor-alvo? É essencial ter um posicionamento claro sobre as características da loja e sobre as necessidades dos consumidores que ela vai atender.
Por isso, é preciso fazer uma análise de mercado para obter um posicionamento que o destaque da concorrência. Nessa empreitada, estar sempre atento ao cliente é um ponto crucial.
2 – Controle as vendas
Manter um fluxo de caixa saudável é um dos aspectos mais importantes da administração de uma loja. O controle de caixa é o registro das transações financeiras de um negócio, portanto toda pequena empresa deve seguir a mesma premissa e ter o fluxo de caixa como um compromisso ao final do expediente. Essa ferramenta, aparentemente simples, é indispensável para quem quer manter as contas em ordem.
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3 – Tenha metas de vendas razoáveis
Ao administrar uma loja é importante estabelecer metas de vendas claras e alcançáveis dentro das suas possibilidades. Para isso, é preciso formular uma previsão de vendas, ou seja, o que se espera vender tendo em conta a porcentagem de vendas atual, além de um objetivo de vendas que determine o que queremos vender nesse período de tempo. Posteriormente, será necessário estabelecer as estratégias e ferramentas que ajudarão a atingir o objetivo de vendas estabelecido.
4 – Não misture finanças pessoais e empresariais
Esse é um erro bastante comum, que pode atrapalhar a gestão financeira da loja. Administração é sinônimo de organização. Para conseguir analisar com clareza suas vendas, verba para compras e retorno sobre investimento, as contas do estabelecimento não podem se misturar aos gastos pessoais.
Em síntese, a dica é: mantenha um controle dos custos e receitas, sem misturar suas despesas ou outras fontes de renda na gestão de finanças da loja. Faça a sua retirada mensal e pague as contas pessoais separadamente.
5 – Mantenha a equipe motivada
O empreendedor, acima de tudo, precisa ser um líder. Para isso, é necessário abrir espaço para que os funcionários exponham suas ideias, além de fornecer um feedback para mantê-los motivados.
Tenha em mente, sempre, que colaboradores felizes são mais produtivos. Isso se reflete nas vendas e, consequentemente, na lucratividade do seu negócio.
Você irá notar que, ao colocar em prática essas cinco ações eficazes de gestão mencionadas neste artigo, suas metas têm tudo para ser alcançadas. Conhece alguma outra dica que não foi citada aqui? Compartilhe conosco nos comentários!