Você já se deparou com situações em que o trabalho em equipe não funciona tão bem quanto deveria? Essa é a realidade da maioria das empresas, nas quais nem sempre o time é produtivo ou agradável como esperado e se torna um desafio para os gestores e profissionais.
O fato é que a necessidade de trabalhar em equipe é comum para a grande maioria das profissões, mas as pessoas são diferentes e têm temperamentos diversos, o que pode ser um problema nos grupos: os introvertidos se atrapalham ao falar com os outros e os extrovertidos podem apresentar dificuldades em manter o foco e aprofundar conhecimentos. É aí que entra o gestor: para conciliar o trabalho e equilibrar a equipe.
Para fazer o trabalho em equipe funcionar, é importante contar com conselhos de especialistas, como Silvio Celestino, sócio fundador da Alliance Coaching, que conversou com o Vagas e deu 5 dicas para trabalhar em conjunto. Confira:
1 – Observe seu próprio comportamento
A primeira recomendação é prestar atenção ao próprio perfil comportamental em grupo e buscar entender em que situações você costuma se sair melhor e pior. “Apenas sabendo quais são os seus gaps é que você pode trabalhar para melhorá-los”, diz ele. Observe, por exemplo, se você costuma falar mais do que o necessário ou, pelo contrário, se sente incomodado quando fala para muitas pessoas ao mesmo tempo.
2 – Respeite quem é diferente de você
Pessoas introvertidas e extrovertidas precisam respeitar suas diferenças e buscar entender o jeito de cada um se expressar. “Normalmente, quando os dois perfis têm de trabalhar juntos, um reclama do outro, mas nenhum dos dois se esforça para fazer a coisa funcionar”, diz Celestino. A cena mais comum, ele descreve, é ter de um lado os introvertidos que não falam e, de outro, os extrovertidos que não param de falar.
3 – Tenha foco ao se expressar
Principalmente para os extrovertidos, é recomendável que sejam menos prolixos no discurso e mais profundos na argumentação, sem gastar tempo desnecessário em atividades cotidianas e focar no ponto importante. “Essas pessoas gostam tanto de sociabilizar que muitas vezes acabam perdendo o foco e, claro, a produtividade”, explica Celestino.
4 – Organize suas tarefas
Para combater a falta de produtividade e melhorar relações de dependência de outros fatores, estruture o que deve ser feito e qual o prazo para cada atividade. Isso ajuda a evitar desgastes, manter as reuniões organizadas e o trabalho fluido.
5 – Planeje o que pretende falar
Principalmente para os introvertidos, uma dica é estruturar o que falar em cada reunião ou encontro com antecedência. “Pense quais informações você tem de passar, qual o propósito do trabalho, de que forma você pode ajudar”, explica. Com tudo isso organizado mentalmente, você se sentirá mais à vontade para participar das discussões e sua comunicação poderá fluir mais facilmente.
Fonte: http://goo.gl/DHt4Q1