Hoje, a maior parte dos clientes, antes mesmo de passar pela porta principal de uma empresa, já verifica se há disponibilidade de uma rede wi-fi pública.
Esse interesse não é à toa. Pesquisas recentes comprovam que o brasileiro passa quase metade do dia conectado à internet. Ou seja, oferecer uma rede wi-fi pública é, sim, uma estratégia de captura de atração e retenção de clientes.
Mas, para disponibilizar uma rede wi-fi e se beneficiário correto da estratégia, é preciso seguir alguns passos importantes. Confira as nossas dicas a seguir!
1. Faça o cadastro dos visitantes
Para que uma rede wi-fi pública seja realmente benéfica para a sua empresa, você não deve simplesmente oferecer a senha do roteador. Para se conectar à rede, é interessante que o cliente faça um cadastro.
Além de oferecer mais segurança para todos, passando maior credibilidade, o cadastro é uma ótima maneira de conhecer quem são os usuários da sua marca. Em uma sequência simples e rápida, a sua empresa consegue identificar:
- faixa etária;
- profissão;
- o e-mail.
2. Use roteadores corporativos
Os roteadores são hardwares essenciais na criação de uma rede wi-fi e já são utilizados em muitas residências pelo Brasil. Porém, os modelos convencionais não são recomendados para empresas, pois apresentam limitações de conexão.
Para atender a demanda de uma rede wi-fi pública, é preciso contar com roteadores corporativos. São ferramentas que trabalham da mesma forma que os modelos convencionais, mas com capacidade de atender à demanda de empresas e clientes.
Com os roteadores corporativos, você não só garante o fluxo de conexão, como também consegue, por exemplo, dividir o sinal em rede interna e externa.
3. Realize uma gestão do acesso da rede wi-fi pública
Quando você oferece uma rede wi-fi pública, também corre o risco de ficar exposto à ação de malfeitores – mesmo pessoas com pouco conhecimento técnico, tendo liberdade, podem causar algum contratempo.
Por isso é importante não só o cadastro inicial, mas também uma gestão de acesso dos visitantes otimizada. Assim, você pode controlar o acesso a sites e servidores da sua empresa, evitando que usuários entrem na rede privada – ainda que de forma acidental.
Além disso, com uma gestão de acesso é possível estabelecer o tempo que um usuário pode ficar conectado ao wi-fi de maneira ininterrupta, por exemplo, 30 minutos ou 1 hora.
4. Faça pesquisas sobre o seu público
Oferecer uma experiência completa para os clientes é um dos objetivos principais de qualquer empresa atualmente. Para isso, é necessário conhecer bem o seu usuário. É aí que entram como pesquisas de público.
A sua rede wi-fi pública é um ótimo mecanismo para colocar essa estratégia em prática. Embora o cadastro de visitantes já traga alguns dados, é aqui que você se aprofunda nas informações mais relevantes, por exemplo:
- interesses profissionais;
- frequência de compra;
- favoritos pessoais;
- hábitos.
- perfil.
5. Utilize o SmartFi Pro para gestão da rede wi-fi pública
Todas as dicas atribuídas aqui são importantes para o sucesso da sua estratégia. E é recomendável que elas sejam desenvolvidas ao mesmo tempo, pois colocá-las em prática pode oferecer riscos de invasões. Mas como fazer isso?
O SmartFi Pro, desenvolvido pela Algar Telecom, é um serviço de gestão inteligente de redes wi-fi completa com capacidade de executar ações citadas e gerar todos os benefícios provenientes da estratégia. Além disso, a solução da Algar Telecom está em conformidade com todas as exigências da LGDP.
Ao utilizar o SmartFi Pro na sua rede wi-fi pública, você adquire os dados disponibilizados pelos usuários e deixa a plataforma realizar a interpretação e o compartilhamento das informações. Um dinamismo que traz vantagens como:
- inteligência e gerenciamento;
- segurança e infraestrutura;
- alta conectividade.
Não há dúvidas que um projeto de rede wi-fi pública pode trazer muitos benefícios para a sua empresa, e todo empreendedor que ignora esse fato pode estar perdendo ótimas oportunidades de negócio. Então, avalie as nossas dicas e aperfeiçoe as suas abordagem de atração e retenção de clientes.
Comece agora mesmo a alavancar o seu negócio com o SmartFi Pro.