Atualmente, o Wi-Fi hoje é como eletricidade — você só percebe que existe quando ele deixa de funcionar. E então você entra em pânico, especialmente, se for a internet da sua empresa. Mas a boa notícia é que não há nada a temer: resolver problemas de internet é mais simples do que parece.
Enquanto sabemos que o tempo de inatividade pode custar caro a um negócio, há muitas formas de resolver (ou mesmo evitar). Existem diversas causas de falhas no Wi-Fi, mas você ficaria surpreso com a quantidade de problemas que podem ser corrigidos facilmente.
Você pode até mesmo corrigi-los com algumas dicas simples. Aqui está uma lista de coisas que geralmente dão errado com o Wi-Fi e coisas simples que você pode tentar para resolver problemas de internet!
1. Problemas de alcance do Wi-Fi
O Wi-Fi é feito de ondas de rádio que são transmitidas para todas as direções possíveis a partir de um hub central em sua empresa. Portanto, se o seu roteador estiver posicionado no canto mais distante do escritório, você estará cobrindo grande parte do mundo externo e não o suficiente do seu espaço de trabalho.
O conselho, portanto, é mover seu roteador para um local mais centralizado para maximizar o sinal. Ajuste as antenas do seu roteador (se possível). Os problemas do alcance de Wi-Fi também podem ocorrer como resultado de interferência. Se você está localizado em uma área com muitas pessoas por perto, mudar o canal do seu roteador pode ajudar.
2. Velocidade baixa do Wi-Fi
Se a velocidade da sua conexão com a internet tiver engatinhando, existe uma explicação lógica de que o problema pode ser corrigido simplesmente aproximando-se do roteador. Algumas das questões mais complexas têm a mais simples de todas as respostas.
O número de dispositivos Wi-Fi conectados a um roteador a qualquer momento pode afetar muito o desempenho dele para o bem ou para o mal. Se o número de conexões for alto, você notará uma queda significativa no desempenho do roteador como resultado do excesso de largura de banda.
Aplicativos que consomem muita largura de banda — como o Skype (para videoconferência), Facebook, Dropbox etc. — podem diminuir a velocidade do seu Wi-Fi. Fique atento e priorize os aplicativos com base em suas necessidades para resolver problemas de internet.
3. Nenhum dispositivo sem fio pode se conectar à rede
Conecte seu notebook/desktop diretamente no roteador por meio de um cabo Ethernet. Veja se você consegue uma conexão dessa maneira. Se você receber uma, o Wi-Fi é o seu problema. Se você não fizer isso, existe a possibilidade de que sua conectividade com a internet esteja inativa. Entre em contato com seu provedor de serviços de internet o mais rápido possível.
Redefina o roteador e inicie-o do zero. A maioria dos roteadores vem com um botão padrão “reset”. Você pode segurar este botão através do uso de um clipe de papel. Segure-o por 30 segundos seguidos e você verá o roteador voltar às configurações de fábrica com as quais ele veio no início de seu uso.
Se a redefinição do roteador não funcionar para resolver os problemas de internet, considere a compra de um novo ou a criação de uma SD-WAN. É a última e possivelmente a melhor solução para o lote.
4. Falta de conexão com a internet
Às vezes, falhas no modem ou no roteador podem resultar na falta de conexão. Não há explicação definida e racional por trás disso. Puxe o plugue do roteador, desconecte ele da energia, aguarde 30 segundos (no mínimo) e reconecte-o novamente. Se o problema não for corrigido, talvez seja hora de você ter um roteador novo o mais rápido possível.
Uma conexão Wi-Fi com defeito não precisa arruinar seu dia. Há muitas maneiras de resolver problemas de internet. Siga estas dicas de solução e você estará pronto para continuar suas atividades de negócio!
Gostou do conteúdo de hoje sobre como dicas de como resolver problemas de internet? Caso ainda esteja enfrentando problemas, serviços como o SmartFi Pro da Algar também podem ajudar. Conheça agora mesmo e elimine de uma vez por todas os problemas de internet na sua empresa!