Construir uma boa reputação pode ser um caminho árduo e longo, ao mesmo tempo em que pode ser muito fácil e rápido destruí-la. Dependendo da atividade em que se está inserido, essa vulnerabilidade pode ser ainda maior, o setor de alimentos, por exemplo, deve se manter constantemente atento.
A credibilidade da empresa pode determinar o futuro dos negócios de qualquer segmento, portanto, é importante se organizar para que todas as tarefas sejam cumpridas com excelência. Mas, como executar tantas atividades, cumprindo fielmente os afazeres burocráticos e zelando pela boa reputação da empresa?
Confira algumas dicas:
1 – Estabeleça um valor justo para o seu produto ou serviço
Geralmente, o preço de venda de um produto ou de um serviço reflete o custo necessário para produzi-lo e ofertá-lo. Pondere bem na hora de projetar o faturamento e não almeje lucros exorbitantes. Atualmente, o cliente está disposto a pesquisar antes de fechar um negócio. Portanto, valorize o seu trabalho, mas entenda o quanto o cliente está disposto a pagar por ele. Caso você cobre muito acima do mercado, certamente sua credibilidade será prejudicada.
2 – Prometa somente o que puder cumprir
A credibilidade de um negócio está interligada à capacidade da empresa de cumprir metas e alcançar objetivos. Uma empresa que não cumpre o que promete não passa confiança e muito menos consegue conquistar novos clientes. Portanto, cumpra prazos, horários e preços e faça valer todos os pontos acordados. Preze pelo pós-venda e descubra se o cliente está satisfeito com o atendimento recebido.
3 – Trate cada cliente de uma forma especial
O empresário que compreende que cada cliente é único e possui necessidades próprias está muito à frente dos demais. É essencial demonstrar que o cliente que está à sua frente é importante e usar a abordagem correta, assim, sua credibilidade estará em alta.
4 – Saiba qual é a credibilidade da sua empresa perante o mercado
Você consegue medir a sua credibilidade perante os clientes e o mercado em que atua? Se ainda não parametrizou esses fatores, está na hora de dar a devida atenção a esse item tão importante.
Pesquise o que as pessoas estão falando sobre você e seus produtos na internet. Acesse constantemente sites de reclamações e pesquise sobre sua empresa nas redes sociais. Atualmente, clientes descontentes demonstram todo o seu descontentamento na internet para que todos vejam, inclusive você. Use essa ferramenta a seu favor, para saber o que os seus clientes estão falando de você e aproveite para corrigir seus erros.
A união de todas essas dicas confirma a necessidade de acompanhamento constante entre as ações da empresa e a imagem que ela criou perante o mercado, independente do ramo ou do segmento em que atua. Portanto, fique atento a cada detalhe.