1. Home
  2. /
  3. TI
  4. /
  5. O que é Firewall de Borda e como ele protege a sua empresa


Artigos Escrito por Algar Telecom | 16 de outubro de 2017

O que é Firewall de Borda e como ele protege a sua empresa

Tempo de leitura: 4 minutos
Tempo de leitura: 4 minutos

A partir da transformação digital, que atinge, sobretudo, as grandes e médias empresas, a conscientização a respeito da importância de proteger a informação em ambientes corporativos tem crescido consideravelmente. Apesar de que ainda existem grandes falhas nesse cenário, e ainda seja necessário, a muitas corporações, percorrer um longo caminho para que, de fato, se sintam seguras, a necessidade de investimentos maciços em segurança da informação é um consenso.

Ambientes empresariais, quando o assunto é tecnologia da informação, estão sujeitos a riscos que podem vir tanto de um meio externo quanto dos próprios departamentos internos que utilizam a rede compartilhada da empresa. Externamente, as ameaças podem vir de hackers e crackers, enquanto, internamente, a segurança dependerá do bom comportamento dos usuários, bem como de sistemas e ferramentas que garantem uma maior proteção.

A fim de amenizar ou até mesmo extinguir esse risco, grandes companhias contam com variadas soluções que podem ser aplicadas para proteção e disponibilidade das informações. No entanto, o chamado Firewall de Borda figura como um dos mais utilizados no meio corporativo, sendo também um dos mais eficientes quando se trata de proteção de sistemas de informação em ambientes empresariais.

O Firewall de Borda é um sistema desenvolvido para prevenir o acesso não autorizado a uma rede privada, ou proveniente dela. A tarefa básica do Firewall é controlar o tráfego entre redes de computadores com diferentes níveis de confiança, como a rede Internet (zona não confiável), a rede de servidores (zona desmilitarizada) e a rede interna de uma empresa (zona confiável).

Além desse sistema ser capaz de restringir e controlar o fluxo do tráfego de dados entre redes, mais comumente entre uma rede interna e a Internet, os Firewalls podem estabelecer regiões seguras entre redes internas, criando perímetros de segurança com políticas específicas para os sistemas que abrigam.

Em outras palavras, o Firewall de Borda funciona como um filtro, que verifica constantemente o fluxo de dados na sua organização, analisando a sua procedência. Assim, o Firewall é capaz de prevenir ataques de vírus e outras ameaças cibernéticas, controlar acesso a blogs, redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas, além de gerenciar acessos de dispositivos móveis.

A sua tradução literal, “parede de fogo”, já indica que o Firewall é uma solução que se enquadra em uma espécie de barreira de defesa, sendo o seu objetivo principal bloquear tráfego de dados indesejados e liberar acessos bem-vindos, ou seja, ele é fundamental para proteger as informações manipuladas por toda organização.

Porém, essa não é a única funcionalidade e o único benefício de segurança que o Firewall de Borda pode oferecer à rede de ambientes corporativos. A seguir, apresenta-se uma lista com 6 de suas funcionalidades primordiais.

Leia também: CONHEÇA 3 TIPOS DE FIREWALL E AS SUAS DIFERENÇAS

1 – Evita abusos e desperdícios de tempo

Sobretudo nos tempos atuais, a Internet é uma ferramenta essencial para qualquer negócio, principalmente para as médias e grandes companhias. No entanto, para se ter um uso efetivo e completo da web, é necessário criar controles que evitem abusos e desperdícios.

Estudos revelam que o acesso à Internet pode levar um usuário a desperdiçar até 20% do seu tempo produtivo acessando conteúdos para fins pessoais. O mesmo desperdício também ocorre no contexto empresarial, em que os colaboradores podem desviar sua atenção para atividades pessoais na web. Para a resolução desse problema, os Firewalls são capazes de, conforme a demanda da empresa e do perfil do colaborador, bloquear sites por conteúdo e por URLs, moderando o uso da Internet para fins pessoais.

2 – Bloqueia conteúdo impróprio e de risco

Aliado à função apresentada no item anterior, o bloqueio de conteúdos impróprios, e que podem trazer riscos à rede da empresa, é uma funcionalidade que, além de evitar o desperdício de tempo, garante uma navegação segura.

Para se ter ideia, dependendo do perfil do usuário, é possível aplicar políticas aos sites visitados pelos clientes da rede local, evitando, por exemplo, que um colaborador possa entrar em um site ou uma URL suspeito e com palavras abusivas.

O controle pode ser configurado por endereço IP da estação ou através de autenticação de usuário e senha em uma base local ou uma base já existente. Quando o conteúdo é bloqueado, o usuário pode ser direcionado para uma página com formulário de solicitação. Esse procedimento evita o aumento da contaminação por vírus, trojans, spywares e outras ameaças que podem causar danos irreversíveis aos dados abrigados pelos sistemas da companhia.

3 – Faz o controle de banda e roteamento avançado

O Firewall de Borda oferece, em sua gama de funcionalidades, o controle de taxas máximas de download e upload que cada usuário ou servidor poderá consumir. Muito útil para evitar que um único usuário ou servidor congestione links de Internet. Também é possível forçar IPs de origem e/ou destino para utilizarem determinado link de Internet.

4 – Garante uma alta disponibilidade

A partir da implementação de sistemas de Firewall de Borda, é possível configurar múltiplos links de Internet e realizar a troca, automática ou manual, de roteamento em caso de falhas. Para ambientes críticos, é recomendável o uso de 2 servidores Firewall simultaneamente. Tal operação evitará gargalos em processos dependentes da rede de Internet.

5 – Gera estatísticas de acesso

Os Firewalls de Borda também são capazes de gerar gráficos e relatórios que possibilitam analisar o fluxo dos dados entre as redes. Mais especificamente, esses sistemas podem metrificar o consumo dos circuitos de Internet, consumo dos circuitos de Internet por cada endereço IP de rede local, além de produzir relatório de sites acessados por nome do usuário ou IP da estação.

6 – Permite acesso remoto e seguro

Outra funcionalidade oferecida por sistemas de Firewall de Borda é a possibilidade de acesso externo aos computadores de uma rede interna, de forma segura através de conexões criptografadas.

O acesso remoto externo a estações e servidores da rede, por meio de chaves seguras ou autenticação de usuário e senha em uma base local, é uma ferramenta útil para nos dias atuais, visto que o acesso a dados, remotamente, é uma demanda que pode surgir e precisa ser realizada de modo seguro.

Agora que você entende melhor como funcionam as soluções de Firewall de Borda e tem ciência da sua importância para a redução de ameaças virtuais, para a transparência sobre o uso da Internet, para o aumento da produtividade e da disponibilidade de recursos de Internet em ambiente corporativo, pretende implementar Firewalls corporativos em sua empresa? Já faz uso desse recurso? Conte-nos suas experiências nos comentários.

 

Deixe seu comentário