1. Home
  2. /
  3. MGE
  4. /
  5. Por que é importante manter um banco de dados dos clientes?


Artigos Escrito por Algar Telecom | 22 de janeiro de 2016

Por que é importante manter um banco de dados dos clientes?

Tempo de leitura: 4 minutos
Tempo de leitura: 4 minutos

Já que, especialmente no mundo corporativo, informação é poder, quanto mais dados válidos a respeito de seus clientes, parceiros e fornecedores uma empresa possui e quanto mais pessoas capazes de analisar adequadamente essas informações ela tem, maior é seu potencial para se destacar no mercado. Mas a verdade é que conquistar, manter e gerir dados dentro de um negócio é um processo complexo, que, portanto, demanda a devida seriedade, uma vez que é fator crucial que pode levar a empresa ao sucesso. Por tudo isso e muito mais, é necessário atenção. Pronto para aprender de uma vez por todas por que é tão importante manter um banco de dados dos clientes em sua empresa? Acompanhe:

Por que o banco de dados é importante?

A importância do banco de dados leva em conta diversos fatores, todos relacionados a melhorias de processos e inovações dentro de um negócio. E o mesmo se aplica ao falarmos de clientes. Empresas que possuem banco de dados são capazes de encontrar mais soluções para seus clientes, afinal, esse recurso traz uma série de benefícios que o tornam tão importante, tais como:

1. Informações organizadas por períodos;

2. Compartilhamento de dados relevantes;

3. Cruzamento de informações;

4. Segurança da integridade dos dados;

5. Precisão nas informações;

6. Geração de oportunidades para as áreas de vendas, marketing e financeiro.

O que isso influencia no setor de vendas?

Um setor de vendas dotado de mais informações sobre seus clientes é um setor mais efetivo, uma vez que os vendedores não precisam perder tempo buscando dados sobre o consumidor X para auxiliá-lo na hora de comprar um produto ou contratar um serviço. Empresas que possuem um banco de dados organizado e com informações sólidas sobre seus clientes fornece um material mais rico e completo para o departamento de vendas, que, por sua vez, gera melhores desempenhos em suas negociações. E tudo isso chega ao final do processo em forma de receita.

Leia também: O IMPACTO DA COLABORAÇÃO INTERNA NA FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES

E quais as vantagens para outros setores?

Outro setor que tem sua produtividade potencializada com o uso desse recurso é o de Marketing, já que ações assertivas de Marketing dependem da análise de dados complexos e informações de qualidade a respeito do público-alvo que se deseja atingir. E um bom banco de dados fornece exatamente essas informações. Dessa forma, cabe ao setor de Marketing avaliá-las e transformá-las em resultados relevantes. Fazendo bom uso desse recurso é possível:

1. Criar ações mais assertivas;

2. Aumentar a relação de custo-benefício das ações de Marketing;

3. Diminuir o tempo de busca por informações em outras fontes;

4. Organizar os dados coletados e usados pelo CRM;

5. Garantir a segurança das informações.

Além do Marketing, é importante falarmos de outro setor que se beneficia com um banco de dados: o departamento financeiro. Utilizando essa ferramenta, fica bem mais fácil encontrar e reunir informações sobre fornecedores e clientes, além de se poder acompanhar históricos e tantos outros dados. Além do mais, esses dados podem ser cruzados de inúmeras formas, de acordo com os objetivos do departamento em questão.

Que cuidados ter no armazenamento?

Esse detalhe é muito importante! Mais do que uma grande quantidade, você deve se preocupar com a qualidade dos dados armazenados no seu banco. Para tanto, é necessário atenção e comprometimento de todos os funcionários responsáveis por cadastrar e atualizar as informações ali contidas. Além disso, é importante confirmar a veracidade das informações antes de cadastrá-las, ter a atenção de preencher todos os campos principais solicitados e o cuidado de adicionar apenas dados sólidos fornecidos pelo cliente.

Para tornar o processo de armazenamento mais simples e eficaz, seguem alguns pontos que você simplesmente não pode deixar passar:

1. Confira a veracidade dos dados antes de cadastrar;

2. Só adicione informações vindas de fontes confiáveis;

3. Lembre-se de que é melhor deixar de cadastrar uma informação do que cadastrá-la de forma errada ou sem saber sua procedência;

4. Sempre revise o que estiver armazenando;

5. Cadastre informações em seus respectivos lugares, evitando bagunça

6. Tenha sempre uma equipe de suporte pronta para auxiliar;

7. Tenha atenção ao escolher a empresa para contratar seu banco de dados, valorizando sempre a seriedade, a qualidade e o profissionalismo de empresas que já estão há mais tempo no mercado;

8. Fique atento à gestão dos dados;

9. Atualize informações com periodicidade.

Como gerir informações em um banco de dados?

Para gerir adequadamente um banco de dados é necessário atenção a alguns itens. O primeiro deles é sempre manter seu banco atualizado, de forma a garantir que suas informações estejam majoritariamente corretas, evitando assim que influenciem negativamente os resultados da sua empresa. Outro fator importante é definir quais informações são de fato relevantes para sua empresa e quais você deve coletar. Vale ressaltar: preocupe-se com qualidade e não com quantidade, reunindo informações que o ajudarão a atingir algum objetivo.

Além disso, invista em um bom sistema de segurança para seu banco de dados. Acredite: isso pode salvá-lo de várias situações! Já pensou, por exemplo, se você perde dados importantes por causa de uma pane no computador? Melhor evitar o desespero, certo? Fora tudo isso, trabalhe com um sistema de gestão de dados, que poupará um tempo valioso dos seus dias, além de gerar mais praticidade na gestão das informações de sua empresa e garantir a qualidade no gerenciamento dos dados.

Uma boa solução em gerenciamento fará sua empresa poupar tempo, dinheiro e evitar dores de cabeça com possíveis falhas no banco de dados. Utilizando esse serviço fica mais prático identificar, corrigir e até prever eventuais erros causados por dados mal inseridos, incompletos ou errados. E tenha sempre atenção, pois, à medida que seu banco de dados for crescendo, demandará mais atenção, cuidados e gestão! Então evite dores de cabeça e problemas com suas informações utilizando o gerenciamento!

Agora que já aprendeu bastante sobre a importância de um banco de dados em sua empresa e também sobre os benefícios que essa solução pode trazer para diversos setores do seu negócio, não deixe de comentar para nos contar se ainda ficou com alguma dúvida! Divida seus questionamentos e suas impressões conosco e participe da conversa!

empresas

Deixe seu comentário