1. Home
  2. /
  3. Tendências
  4. /
  5. Já ouviu falar de Comunicação Unificada (UC)?


Gestão Escrito por Algar Telecom | 20 de junho de 2018

Já ouviu falar de Comunicação Unificada (UC)?

Tempo de leitura: 3 minutos
Tempo de leitura: 3 minutos

Não importa se sua empresa é micro, pequena, média ou grande, com certeza a Comunicação Unificada (UC) pode facilitar o dia a dia organizacional da seu negócio tornando as interações e rotina mais simples e ágeis!

Afinal, o que significa UC?

Para aqueles que não estão familiarizados com a sigla em inglês, UC (Unified Communication) é a integração de serviços de comunicação em tempo real, tal como mensagem instantânea, telefonia (incluindo IP), videoconferência, controle de chamadas, reconhecimento de fala, SMS, entre outros serviços diversos. Uma plataforma integrada une todos esses serviços e mídias, podendo ainda ser acessado por meio de múltiplos dispositivos (celular, notebook, tablet).

Pense na seguinte situação. Um gerente precisa urgentemente fazer uma mudança no discurso de vendas do seu produto e decide comunicar os mais de 20 revendedores sobre a nova abordagem. Para falar com todos, o gerente conecta uma videoconferência para conversar com todos – cada um de uma localidade diferente. Por meio dela é possível fazer a apresentação, compartilhar mídias, interagir e conversar com todos como se estivessem em uma mesma sala. Ele recebe perguntas e pode respondê-las ao vivo ou por mensagens instantâneas. Tudo de forma rápida, segura e efetiva.

Toda essa agilidade na comunicação tem ditado um novo ritmo aos negócios e à concorrência, facilitando sobremaneira a rotina diária e sendo um diferencial competitivo para as empresas que aplicam a UC em seus negócios.

Office 365

Mercado em crescimento

Segundo estimativas da Global Market Insights, o mercado de comunicações unificadas irá movimentar US$ 96 bilhões em 2023. É um segmento que deverá ganhar ainda mais força nos próximos anos devido a popularização dessas tecnologias nas corporações e pela modalidade de comercialização do serviço ofertado em nuvem.

Assim, o cliente não precisa ter nenhuma plataforma ou equipamento hospedado em sua empresa, diluindo significativamente o custo de implementação e simplificando a gestão de comunicação. Dessa forma, empresas de qualquer porte ou ramo de atividade têm acesso às ofertas. Ainda segundo a consultoria, a tendência é que metade das empresas que já utilizam soluções de UC as migrem para o modelo de UCaaS (UC as a Service) até 2020.

Leia também: COMO A COMUNICAÇÃO EM NUVEM REDUZ CUSTOS DE INFRAESTRUTURA NAS EMPRESAS

Quais os ganhos da sua empresa ao investir em UC?

Entre as principais razões para se investir em UC estão a redução de custos no longo prazo, facilidade para a área de TI manter funcionando um único sistema, simplificação em fazer backups e arquivamentos, além de um significativo ganho de agilidade e mobilidade.

Pense que a Comunicação Unificada oferece à sua empresa a possibilidade dos profissionais se comunicarem de qualquer lugar, seja do carro, de casa, de um restaurante ou de um hotel durante viagem de negócios.

Uma importante recomendação é que se as aplicações de comunicações unificadas estão na nuvem ou em um cliente do data center, elas devem possuir um nível maior de segurança. Recomenda-se que os clientes instalados em dispositivos de usuários usem protocolos como o TLS, SSL, IPSEC, que são ferramentas importantes para combinar estes mecanismos e MDM.

A informação a um clique

Outro ponto importante que deve ser considerado ao se instalar a UC é o planejamento e a customização. Acessar todas as informações necessárias para se comunicar de forma rápida, seja com alguém dentro da empresa ou fora dela, é o principal objetivo da UC.

Assim, para que a ferramenta seja realmente efetiva é preciso entender os processos de comunicação – tanto da comunicação interna quanto externa, dependendo do caso – e as formas de interação para que o desenvolvimento da plataforma responsável por unificar todos os serviços seja de fácil manejo e intuitiva.

Com a chegada e evolução das tecnologias, não há dúvidas de que a comunicação unificada transforma empresas e se tornou uma enorme vantagem competitiva do mundo digital. Se você não quer ficar para trás, invista nisso.

O que você achou do conteúdo de hoje sobre Comunicação Unificada? Ele foi enriquecedor para você? Compartilhe a sua experiência nos campos abaixo!

Deixe seu comentário