1. Home
  2. /
  3. MGE
  4. /
  5. Como escolher a solução de armazenamento em nuvem adequada


Artigos Escrito por Algar Telecom | 12 de janeiro de 2016

Como escolher a solução de armazenamento em nuvem adequada

Tempo de leitura: 4 minutos
Tempo de leitura: 4 minutos

Quando a missão envolve guardar e proteger seus dados de maneira prática e eficaz, o armazenamento em nuvem tem sido a primeira escolha de muitas empresas. Mas a verdade é que, por incrível que pareça, ainda há quem tenha dúvidas sobre como escolher a melhor solução de armazenamento para suprir suas necessidades. Como o mercado oferece diversas opções, você, como cliente, deve estar bem orientado para que a escolha feita atenda corretamente a suas expectativas e necessidades. E é exatamente sobre isso que falaremos neste post.

Aqui, apontamos as exigências mínimas a serem feitas à empresa contratada para prestar esse tipo de serviço, além de explicarmos quais são os principais pontos a serem avaliados e comparados na hora de reconhecer a solução mais adequada à demanda de sua empresa, sempre levando em consideração uma solução de armazenamento que se adapte ao crescimento e à necessidade de seu negócio, oferecendo tranquilidade, bom desempenho, usabilidade e flexibilidade às equipes. Pronto para conferir agora mesmo as dicas que separamos para ajudá-lo nessa decisão? Acompanhe:

Encontre uma empresa preocupada em se atualizar

Assim como todo o mercado de TI, que é bastante dinâmico, soluções em nuvem são constantemente aprimoradas para oferecer aos usuários a melhor experiência, assim como o mais elevado grau de segurança possível no armazenamento de dados. Dessa forma, pela necessidade de passar por constantes atualizações e modernizações, a fim de manter o padrão de proteção e a excelência compatível com as demandas das empresas contratantes, esses serviços devem acompanhar a evolução do cenário tecnológico, sempre inovador, e operar em sistemas cada vez mais integrados, que combinem tecnologias virtuais com o uso de cloud. Isso permite, por exemplo, que sua empresa integre servidores on-line, fazendo com que, cada vez menos, a estabilidade do data center dependa unicamente de uma estrutura física, aumentando o nível de controle e segurança de todos os dados tratados dessa forma.

Informe-se sobre os serviços incluídos na contratação

Para atender às demandas das grandes empresas, o mercado oferece pacotes que, de forma unificada, contam com soluções em armazenamento e operações envolvendo tecnologias da informação e da comunicação, de modo que a companhia contratante consiga trabalhar em diversos canais e dispositivos — como transmissão de voz, dados, imagens, internet e compartilhamento — simultaneamente ao uso de serviços de backup e armazenamento de dados relevantes. Procurar saber quais serviços a nuvem oferece antes mesmo da contratação é essencial para que você possa usufruir de todos os benefícios de sua escolha e extrair o máximo de vantagem, agregando valor ao negócio.

soluções empreendedor

Escolha preferencialmente uma opção sob demanda

Quando falamos em infraestrutura escalável — no caso especificamente das nuvens — nos referimos a um modelo de contratação e de uso baseado prioritariamente no volume de dados de cada companhia e também em suas necessidades individuais. Contar com um sistema de nuvem sob demanda significa pagar somente pelo espaço e pelas funções que efetivamente são usadas, evitando custos desnecessários ou inviáveis ao orçamento das empresas em determinadas etapas de seu planejamento. Customizando a prestação de serviço dessa forma, a solução de armazenamento acompanhará o crescimento dos negócios, evitará sobrecargas ou impasses com espaço insuficiente e também poderá ser escalável, garantindo que a empresa invista somente conforme suas necessidades e, claro, suas possibilidades.

Entenda o nível de segurança de sua nuvem

Todos os usuários têm o direito de saber das empresas que prestam serviço de armazenamento em nuvem o quão seguro esse ambiente realmente é — uma vez que existem nuvens públicas, privadas e até mesmo híbridas. No caso de nuvens híbridas, a empresa deve entender que há grandes diferenças entre esse tipo e o modelo privado, que oferece espaço exclusivo para as companhias e, assim, não permite que outras empresas compartilhem o mesmo ambiente, o que proporciona não apenas mais conforto e segurança como também autonomia para criar funcionalidades e configurações próprias, sem ter que obedecer obrigatoriamente a modelos predefinidos de trabalho na nuvem. Aliado a isso está o fato de ser possível incluir firewalls, sistemas de antivírus potentes e autenticações mais detalhadas para cada login e senha, de modo que a segurança seja sempre reforçada. Conhecer a solidez da empresa a ser contratada ajuda a certificar tudo isso e muito mais!

Aposte em outsourcing para um grande volume de dados

Terceirizar a estrutura e o gerenciamento do banco de dados em nuvem da empresa pode ser a solução mais eficaz para diminuir custos, preocupações e até investimentos em equipes próprias para manter o controle e a segurança dessas informações. Isso sem contar que, ao contratar profissionais gabaritados na área, você passa a certeza de que a expertise certa será empregada no dia a dia do trabalho.

Conheça os fatores de vulnerabilidade e se previna

Vulnerabilidade é um tema importante em TI, uma vez que até mesmo a nuvem pode estar sujeita a determinados eventos que colocam em risco sua segurança. E, caso não existam medidas eficazes no gerenciamento desse ambiente, o cenário pode se tornar bastante desfavorável. Com isso em mente, procure saber da empresa que oferecerá o serviço quais são as medidas de proteção existentes para possíveis fraudes, invasões ou panes, inteirando-se a respeito de como seus dados poderão ser recuperados ou restaurados em situações indesejáveis como essas. Lembre-se: tão importante quanto o armazenamento dos dados da sua empresa é sua proteção.

Dê prioridade a serviços que ofereçam um bom suporte

Além de contratar um bom serviço, é essencial também verificar como é o suporte por ele oferecido, seu histórico de atendimento, quais soluções antecipadas oferece para gerenciar crises com os dados, que opções são oferecidas aos clientes no caso de demanda pela expansão dos serviços e tantas outras questões relativas à ajuda de especialistas na ocorrência de imprevistos, na inclusão de novos planos na execução dos negócios ou em qualquer outra situação que demande mais infraestrutura. Contar com um bom suporte em momentos de necessidade simplesmente não tem preço.

E então, ficou interessado e quer saber mais sobre as melhores soluções de armazenamento em nuvem disponíveis no mercado? Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar!

Por: Equipe de Conteúdo Algar Telecom

Cloud Plus

 

Deixe seu comentário