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CASES MPE Escrito por Algar Telecom | 29 de março de 2018

7 passos para fazer seu negócio digital crescer

Tempo de leitura: 4 minutos
Tempo de leitura: 4 minutos

Negócios 100% digitais são uma forte tendência atualmente, sobretudo para micro e pequenas empresas que desejam extrapolar as fronteiras de consumidores locais e atender um público ainda maior. Ao mesmo tempo que o business digital está em alta e consegue proporcionar que um negócio se torne escalável, manter-se forte e relevante no mercado online exige constante inovação e estratégia.

Para se destacar frente a um público global, que é constantemente bombardeado com o marketing agressivo de inúmeras empresas, todo negócio inserido no contexto digital deve elaborar estratégias detalhadas e de impacto, para que não fique estagnado e possa conquistar uma maior fatia de consumidores. Nesse sentido, apresenta-se, a seguir, 7 passos fundamentais capazes de garantir melhores resultados a empreendimentos digitais.

1 – Delimite sua persona

Antes de elaborar qualquer estratégia para escalar uma empresa digital, é necessário definir qual é a persona do negócio. Isto é, qual é o perfil ideal de cliente que aquele negócio pretende atingir. Essas personas são uma espécie de personagens fictícios criados a partir da análise de pesquisas de consumidores reais e funcionam como um guia para todas as ações de marketing da empresa.

Delimitar a persona é fundamental para que a empresa saiba, exatamente, para quem deve direcionar todas as suas ações, como a criação de artigos, vídeos, imagens, infográficos, e-books, podcasts etc. Saber qual é o perfil específico que o negócio deseja atingir aumenta consideravelmente as chances de engajar o público certo e, com isso, atrair mais clientes.

2 – Trace um objetivo

Ainda que o objetivo geral de qualquer empresa digital seja atrair maior visibilidade para o seu negócio, é necessário estabelecer objetivos específicos e detalhados, pensando em quais resultados se pretende alcançar, quais são as metas desejadas pela empresa, quais são os prazos e datas etc.

A fim de delimitar objetivos concretos e reais, o empreendedor pode fazer uma análise dos resultados conquistados nos últimos meses em seu negócio e projetar novas perspectivas, baseadas em dados e informações precisas. Para tanto, o ideal é contar com ferramentas especializadas de gestão.

3 – Tenha um blog da marca

Produzir conteúdos em diferentes plataformas digitais é uma forma de tornar o negócio uma fonte especializada em determinado nicho. Por isso, ter um blog com bons conteúdos sobre o universo de produtos e serviços oferecidos pela empresa é uma forma de conferir credibilidade ao negócio e, por consequência, atrair clientes que realmente estejam interessados em consumir e optam pela empresa que possui mais conhecimento naquele tema.

Para que isso seja realmente funcional, a empresa deve publicar em seu blog conteúdos que realmente agreguem valor a sua persona, sem que aquilo pareça uma venda. Em outras palavras, o cliente não quer saber inicialmente o que você vende, mas qual é sua visão de especialista sobre determinado assunto.

Nesse sentido, um blog de uma Universidade de Ensino a Distância pode, por exemplo, produzir conteúdos a respeito de profissões em alta no mercado de trabalho e quais são os cursos de graduação que qualificam para aquela função. Ou uma loja online de moda praia pode dar dicas sobre como cuidar da saúde durante os dias do verão, quais são as tendências em óculos de sol daquele ano, dentre outros conteúdos.

4 – Faça um bom gerenciamento de suas redes sociais

No mesmo nível de importância de ter um blog com conteúdos relevantes, ter uma forte presença nas mídias sociais é fundamental para atrair novos consumidores. Partindo da persona que foi definida, a empresa já pode direcionar sua comunicação para um determinado público, de acordo com as redes sociais que mais se adequam àquele perfil.

Para isso, a marca deve estar presente, pelo menos, na rede social mais utilizada por sua persona. Além disso, deve-se estabelecer estratégias para interagir, engajar e conquistar esse público. Essas estratégias também devem seguir a lógica de conferir autoridade sobre determinado assunto, por isso, a publicação de conteúdos que sejam, de fato, relevantes é fundamental.

5 – Saiba quais são e invista nos seus diferenciais

Seguindo a mesma lógica dos negócios offline, os negócios online só irão crescer se conseguirem mostrar quais são seus diferenciais para o seu público. Para tanto, deve-se, primeiramente, identificar quais são os pontos de destaque do negócio diante de seus concorrentes e, além disso, entender o que o mercado quer de novidade.

Tendo essas duas informações, o negócio precisa comunicar a sua audiência digital quais são os seus pontos fortes e, simultaneamente, investir em inovações que o mercado consumidor deseja. Esse último aspecto pode ser detectado, ainda, a partir da criação de soluções para problemas apontados pelos clientes.

6 – Automatize os processos do seu negócio

O processo de escalonamento de um negócio também perpassa pela capacidade de automação de algumas operações. Para tanto, analisar métricas é fundamental. Por isso, o gestor deve estudar detalhadamente todas as estratégias já implementadas em seu negócio, a fim de verificar o que deu mais certo e o que pode ser abandonado. A partir desses dados, deve-se investir em padronizar e automatizar as próximas ações, ou seja, utilizar com maior frequência os métodos que mais deram certo, de forma padronizada.

Praticamente todas as ações podem ser padronizadas, como compartilhar conteúdos no blog nos horários de maior audiência, fazer posts nas redes sociais nos dias em que o público está mais disposto a se engajar, replicar os temas que mais funcionam em um e-mail marketing etc.

7 – Conte com uma provedora de serviços de TIC especializada

Considerando os 6 passos anteriores, a última estratégia funciona como o elo entre eles, aquilo que fará com que tudo funcione plenamente. Mais especificamente, para que todas as ações digitais tenham sucesso e proporcionem melhores resultados para determinada empresa online, é necessário que o negócio esteja amparado por uma provedora de serviços de Tecnologia da Informação e de Comunicação (TIC) especializada.

Nesse sentido, a Algar Telecom é a parceira ideal, pois tem vasta expertise em soluções de TIC, além de oferecer múltiplos serviços integrados, como voz, dados, internet, nuvem etc. Ademais, todos esses serviços podem ser contratos sob demanda, isto é, o cliente pode escolher personalizar todas as soluções conforme sua necessidade, garantindo mais economia de recursos e a plena disponibilidade de seu negócio digital.

Agora que você já sabe os 7 passos fundamentais para o crescimento do seu negócio digital, pretende contar com alguma solução de TIC da Algar Telecom? Gostaria de acrescentar mais algum item a essa lista? Compartilhe sua opinião na seção de comentários e conheça os produtos da Algar Telecom para sua micro e pequena empresa.

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