1. Home
  2. /
  3. Negócios
  4. /
  5. 6 dicas para aumentar a produtividade da sua equipe


Área do cliente Escrito por Algar Telecom | 14 de março de 2016

6 dicas para aumentar a produtividade da sua equipe

Tempo de leitura: 3 minutos
Tempo de leitura: 3 minutos

Em um mundo essencialmente digital e com tantas distrações, um dos grandes desafios dos líderes é estimular e aumentar a produtividade de seus funcionários. Acesso às redes sociais, conversas, falta de definições claras e de motivação são alguns dos motivos que levam à redução do aproveitamento no trabalho e podem prejudicar não só o profissional, mas a empresa como um todo.

Para aumentar a produtividade de sua equipe, o primeiro passo é entender o que esse termo significa. De acordo com o dicionário, trata-se da eficiência ou do rendimento na produção de algo. Se um funcionário é produtivo, significa que ele realiza suas tarefas de forma rápida e correta, o que impacta diretamente na rentabilidade da empresa e em seu investimento.

Para ajudar os gestores na tarefa de aumentar a produtividade de suas equipes, listamos 6 dicas, baseadas em fontes especialistas. Confira:

1 – Estabeleça metas claras para a equipe e acompanhe a execução

Uma das causas de distrações e baixa produtividade pode ser a falta de alinhamento dos funcionários com os objetivos de trabalho. Isto é, ao não delimitar o que precisa ser feito e qual o deadline, os profissionais se sentem ociosos e se ocupam com outras atividades. Defina metas e, depois, acompanhe a execução e mostre-se presente em caso de qualquer necessidade.

2 – Torne suas reuniões mais rápidas

Todo mundo sabe que reuniões são constantes em ambientes corporativos. Mas também é consenso que uma conversa deve ser bem aproveitada para não se tornar uma perda de tempo. Por isso, procure tornar suas reuniões mais produtivas, estabelecendo pautas e objetivos, começando na hora certa, seguindo um roteiro e escolhendo bem as pessoas e ferramentas para agilizar ainda mais o andamento das decisões.

3 – Ofereça treinamentos, capacitações e atividades fora da empresa

Uma ótima forma de aumentar a produtividade de seus funcionários é promover treinamentos e ações motivacionais, dentro ou fora da empresa, que mostre a eles como você acredita nas capacidades de cada um. Vale também estimular atividades fora do ambiente de trabalho, em forma de viagens, até mesmo de happy hours ou trabalhos em equipe no campo. E, claro, apresente os resultados e bonificações dessas ações.

4 – Utilize ferramentas que facilitem a produtividade

Utilizar alguns itens para ajudar na organização de tarefas pode ser um bom meio de aumentar a produtividade. Com essas ferramentas, é possível criar fluxos de trabalho para acompanhar como estão as entregas. Isso é bom tanto para os funcionários, que veem melhor suas metas, quanto para a empresa, que pode oferecer benefícios a quem for produtivo. Mas, antes de implantar o sistema, converse com seus funcionários e explique como irá funcionar.

5 – Estimule um ambiente agradável e flexível

O grande segredo por trás da produtividade é o ambiente. Se os funcionários se sentem bem e em harmonia com o lugar onde realizam suas atividades, o trabalho flui de forma natural e melhor. E se a empresa lhes oferece condições flexíveis, como os horários ou a possibilidade de home office, eles se sentem ainda mais motivados a cumprir metas.

6 – Valorize sua equipe

Eis o ponto-chave para a produtividade: uma equipe que se sente valorizada e com trabalho reconhecido. E não basta um aumento, é preciso reconhecer com elogios e bom relacionamento. Isso faz com que os funcionários se sintam parte da empresa, tenham confiança nos gestores e gostem ainda mais do que fazem.

E na sua empresa, que estratégias são usadas para aumentar a produtividade? Comente e contribua com o conteúdo.

empresas

 

Deixe seu comentário