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Gestão Escrito por Algar Telecom | 29 de junho de 2016

4 formas de contagiar sua equipe de vendas com foco em metas

Tempo de leitura: 3 minutos
Tempo de leitura: 3 minutos

Quando se fala em vendas, a palavra metas já vem à cabeça e ela logo é associada à pressão. As empresas costumam fixar suas metas de vendas em valores monetários ou mesmo em unidades. Essa é uma das razões para a maioria dos vendedores correrem atrás dos números, mas não fazerem isso com prazer.

No trabalho, é comum a motivação surgir ou desaparecer em função das atitudes dos gestores e, nesse aspecto, há muitas lideranças responsáveis pelo baixo grau de comprometimento da equipe. A base da motivação está no relacionamento e na comunicação entre os líderes e seus liderados e é justamente aí que surgem os problemas, tais como: comunicação agressiva, falta de objetivos claros, relacionamento distante, ausência de feedback, broncas inúteis e depreciativas, entre outros.

Manter uma equipe motivada exige da direção atitudes que estejam alinhadas aos anseios dos funcionários e que os façam se sentir respeitados e valorizados. O ser humano tem três necessidades fundamentais, que devem ser atendidas no ambiente de trabalho: ser ouvido, ser reconhecido e poder aprender com os próprios erros.

Confira algumas dicas de como ter uma equipe produtiva e determinada, mesmo com as adversidades e a pressão de bater metas:

1 Saiba reconhecer sua equipe

É importante saber enxergar cada membro da equipe individualmente, considerando as características de cada um. Expresse seu reconhecimento quando perceber que houve uma dedicação especial de algum colaborador. Lembre-se de cumprimentar, parabenizar e elogiar. As pessoas se sentem felizes quando são notadas e reconhecidas. Muitas vezes, é preciso reconhecer os acertos mais que os erros. O objetivo do feedback é ser construtivo, por isso evite as críticas que não sejam proveitosas.

2 Crie um ambiente propício para o desenvolvimento pessoal e profissional de seu colaborador

Investir em programas de treinamento técnicos, que incentivem o desenvolvimento profissional e pessoal, abordando assuntos que envolvam relações pessoais, gerenciamento do tempo, administração do estresse e da tensão, relacionamento familiar, qualidade de vida, entre outros, pode ser eficaz para elevar o desempenho dos vendedores e incentivá-los a encarar as metas e os desafios do dia a dia de uma maneira mais positiva.

3 Disponibilize os recursos necessários e dê assistência frequente

É importante que o colaborador tenha em mãos todos os recursos necessários para desempenhar seu trabalho com qualidade. De nada adianta cobrar o cumprimento de metas, se a parte que cabe à empresa não é executada de forma correta. Outro ponto a ser ressaltado é que é essencial estar ciente de tudo o que ocorre no setor, as reais necessidades do cliente e, para estar próximo e ter acesso a essas informações, uma boa opção é marcar reuniões. Essas podem ser diárias, semanais ou mensais, com o objetivo de capacitar e compartilhar experiência para o crescimento de toda equipe.

4 Proponha metas reais

Trace metas reais, compatíveis com o mercado e que incentivem o crescimento tanto da empresa quanto dos colaboradores. Quando alcançadas, os brindes e gratificações serão bem-vindos. Lembre-se de fazer com que o colaborador se sinta parte dessa conquista. Seus resultados serão tão extraordinários quanto o possível.

Não existe empresa estabilizada que prospere e conquiste mercado sem clientes satisfeitos. Essa afirmação pode parecer óbvia, mas todos nós, em muitos momentos da vida nos colocamos no papel de consumidores e sabemos que organizações de todos os portes insistem em atender os clientes com desatenção. E é o setor de vendas que faz contato direto com o cliente e pode lhe passar seu comprometimento, através de um atendimento de qualidade, ou sua insatisfação, caso tenha sido mal treinado ou não esteja feliz com sua função.

O que parece um detalhe pode fazer toda a diferença na escolha entre o seu produto ou o do concorrente. Com cada vez mais acesso à informação, os consumidores são mais exigentes e contestadores. A concorrência também aumenta a cada dia e a consequência para quem não atende bem, mesmo que garanta um bom produto, é o fracasso.

E você, como lida com o setor de vendas da sua empresa? Compartilhe conosco suas experiências.

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