1. Home
  2. /
  3. Finanças
  4. /
  5. Como fazer a gestão do ciclo de caixa


Finanças Escrito por Algar Telecom | 25 de julho de 2016

Como fazer a gestão do ciclo de caixa

Tempo de leitura: 4 minutos
Tempo de leitura: 4 minutos

A prática de realizar a gestão do ciclo de caixa é vital para que as empresas permaneçam rentáveis no mercado. Compras de matéria-prima, pagamentos dos custos de produção e prestação de serviços, e as despesas que garantem a operação e manutenção do negócio são algumas das atividades às quais  os gestores precisam estar atentos para que a empresa opere sem problemas. Por isso, é preciso gerenciar, de forma eficiente, o fluxo de caixa, a fim de ter os recursos necessários para o funcionamento dos negócios.

O planejamento é uma ação fundamental para manter as finanças em dia: mantenha sempre no radar os prazos de recebimentos e pagamentos, faça projeções de volume de compras e atualize, de acordo com a realidade operacional e gerencial da empresa, as despesas necessárias para garantir a oferta dos produtos e serviços no mercado. Conheça a seguir algumas práticas importantes para manter a saúde financeira do seu negócio em dia, e como é possível fazer uma gestão eficiente com o domínio das estruturas que permeiam o ciclo de caixa.

Domine os ciclos financeiro e operacional

Entender como funciona os ciclos financeiro e operacional de um negócio reflete diretamente na manutenção do ciclo de caixa da empresa sempre no azul. Conheça a diferença entre esses ciclos e aprenda qual a melhor forma de mantê-los em consonância com todos os outros segmentos do seu empreendimento.

  • Ciclo financeiro: Diz respeito ao intervalo existente entre o pagamento efetuado aos fornecedores e o recebimento das vendas realizadas. Por exemplo: A sua empresa compra 100 unidades de uma determinada peça para conserto de eletrônicos e faz o pagamento à vista ao fornecedor. Até que as vendas dessas peças sejam efetivamente concluídas e o valor seja recebido passam-se 2 meses. Esse intervalo entre a compra das peças e o recebimento feito através das vendas é o seu ciclo financeiro. O ideal é que esse período seja o menor possível para que não exista dificuldades para a compra de novos produtos ou matéria-prima.

 

  • Ciclo operacional: Equivale ao tempo que se leva desde a produção ou compra de um produto até o recebimento das vendas desses respectivos produtos. Por exemplo: A sua empresa trabalha com a venda de geladeiras. É necessário 1 dia para a produção de uma unidade desse produto, 30 dias para vendê-lo e 10 meses para receber efetivamente o dinheiro decorrente dessa venda, pois o valor foi dividido em dez parcelas para o seu cliente. Esse período de 10 meses entre a produção e recebimento representa o ciclo operacional de cada geladeira vendida.  É necessário ter total controle sobre esses prazos, pois eles são essenciais para a construção de um planejamento financeiro efetivo, que represente a realidade do seu negócio.

Os prazos médios de pagamento e recebimento

Conhecer quais são os prazos médios de pagamento e recebimento da empresa é uma atitude muito importante para a definição de políticas que envolvem o ciclo de caixa. Esses prazos podem variar bastante de um negócio para outro, pois a natureza da operação, o segmento de atuação e as demandas de compra e comercialização influenciam diretamente nessas definições. Assim, não existe certo ou errado. O que existe, na verdade, são dicas que podem ser aplicadas para auxiliar o gestor na  escolha dos melhores prazos, com base  na realidade da corporação.

Leia também: RELATÓRIOS FINANCEIROS – QUAL A IMPORTÂNCIA E COMO ANALISAR

Os prazos médios de pagamento correspondem ao tempo existente entre o dia da compra de uma matéria-prima e a data de pagamento dessa respectiva aquisição junto ao fornecedor. Por exemplo: Se a sua empresa adquiriu 100 quilos de farinha e o fornecedor divide essa compra em duas vezes (entrada + 1 parcela), o prazo médio desse pagamento será de 50% à vista e 50% em 30 dias.

Já os prazos médios de recebimento referem-se ao tempo médio entre a venda de um produto e a data de recebimento do respectivo valor vendido. Por exemplo: Se a sua empresa vende um equipamento e parcela o valor em 3 vezes, o prazo médio desse recebimento será de 33% em 30 dias, 33% em 60 dias e 34% em 90 dias.

É preciso manter em ordem todas essas datas de pagamento e recebimento, pois são elas que garantem que todos os compromissos da empresa estejam em dia, além de determinar a necessidade de capital de giro, que é um indicador de caixa muito importante para qualquer companhia.  Isso porque é ele quem assegura que a operação – que envolve a compra, produção e venda de um produto ou serviço – não seja interrompida por falta de recursos.

Organização financeira e estruturação do ciclo de caixa

Com todas essas informações em mãos, é possível organizar o financeiro da sua empresa e gerenciar os prazos de recebimento a fim de que o ciclo de caixa esteja sempre no azul, ou seja, as saídas nunca ultrapassem as entradas. Essa organização é fundamental para conseguir saber exatamente em quais momentos será preciso estender o prazo de pagamento junto aos fornecedores, realizar as compras de forma inteligente, sem acumular estoques desnecessários, além de entender quando o capital de giro se faz necessário.

A estruturação do ciclo de caixa segue a lógica de administrar as entradas e saídas de um negócio. Sendo assim, é necessário fazer os lançamentos detalhados, com dia e mês, dos valores pagos aos fornecedores, dos custos operacionais e despesas envolvidas em todos os processos de produção, das vendas realizadas e acompanhar os saldos bancários e também o que estão disponíveis em caixa. Uma ferramenta que automatize a entrada desses dados pode facilitar esse processo de detalhamento de informações, evitando possíveis falhas humanas passíveis de acontecer em planilhas manuais.

Apresentamos algumas dicas que podem facilitar a compreensão de todos os processos que envolvem uma gestão eficiente do ciclo de caixa. Conhece outras práticas que facilitam esse gerenciamento financeiro? Compartilhe conosco suas experiências.

gestão financeira

Deixe seu comentário